quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As Riquezas do Matrimônio


             
“O consentimento pelo qual os esposos se entregam e se acolhem mutuamente é selado pelo próprio Deus. A aliança dos esposos é integrada na aliança de Deus com os homens: ‘O autêntico amor conjugal é assumido no amor divino” (CIC, 1639).
            A união entre homem e mulher, como nos orienta nossa Santa Mãe Igreja, não é mera instituição humana, mas designa a própria vontade divina, pois nasceu do coração do próprio Deus. Selado pelo próprio Salvador, esse sacramento é indissolúvel, fonte inexprimível de bênçãos, e caminho de santificação para o casal.
            O Sacramento do matrimônio é ainda, um tesouro de riquezas insondáveis, que exprime de maneira perfeita a união de Cristo com a Igreja, por isso os casais devem se amar tal como o Senhor amou a Sua Esposa e se entregou por Ela, sendo a aliança entre eles indissolúvel, também o matrimônio o é. Esse é, portanto, o grande mistério do amor conjugal: prefigurar o amor imaculado e indissolúvel de Deus pelo Seu povo! (Cf. Ml 2,14; Ef 5, 21-33).
            Tendo em vista a beleza que é esse Sacramento, não podemos nos deixar levar pela concepção errônea que o mundo tenta difundir, utilizando-se, sobretudo, das novelas, filmes e programas para deturpar o seu real sentido. É preciso combater a falsa visão de que o sexo pode ser vivido no tempo do namoro, ou ainda, que o casamento existe pelo simples fato de “morar junto”. Muitos jovens pensam que casar é “ter uma vida sexual oficializada” ou então, “curtir a vida a dois sem preocupação”!
            Ora, não é nada disso! O verdadeiro sentido do matrimônio ou do casamento é o amor verdadeiro, que exige maturidade, doação e responsabilidade. Não se trata de uma brincadeira, que “se não der certo separa”... Trata-se de uma decisão séria, pois será por toda a vida e implica a formação de uma família!
É, pois, na família que reside a maior expressão da fecundidade do casal. Os filhos são dom de Deus e expressam os frutos do matrimônio, devem ser desejados desde o primeiro instante que decidem se casar. Nesse contexto, o sexo assume grande importância, pois consiste na celebração do amor conjugal, unindo em profundidade o corpo e a alma do casal, que cumpre por meio desse ato de amor, o admirável desígnio de Deus que ao criá-los ordenou: “Sereis uma só carne” (Cf. Gn 2,24), e ainda “Crescei e multiplicai-vos” (Cf. Gn 1, 28).
Conforme nos aponta Aquino (2010, p.17): “O sexo é algo muito sublime no plano de Deus, é um ato santo e santificador no casamento e querido por Deus”. Por ser revestido de tamanha dignidade, incluindo em seu plano a geração de novas vidas é que o sexo deve ser vivido de maneira correta, amparado pelas bênçãos do Sacramento do Matrimônio. Dessa maneira, a vivência sexual não deve fazer parte do tempo do namoro, pelo fato de não existir entre os namorados a aliança consolidada do matrimônio. Assim, devem viver a castidade, preocupando-se em conhecer a alma e não o corpo da pessoa amada.
A castidade é uma virtude belíssima! Reflete a pureza do amor e a sua magnificência! Por meio da castidade São José e Nossa Senhora viveram o Sacramento do Matrimônio em sua plenitude. De acordo com o Beato João Paulo II, o Papa escravo de Nossa Senhora: “A comunhão de amor virginal entre Maria e José, embora constitua um caso muito especial, ligado à realização concreta do mistério da Encarnação, foi todavia um verdadeiro matrimônio”.
A aliança entre os dois era autêntica, pois possuíam a alma e o coração verdadeiramente desposados! Em decorrência desse amor verdadeiro, São José e Nossa Senhora formaram uma verdadeira família, estruturada nos alicerces da Vontade de Deus, possuindo a sua centralidade em Cristo e animada pelo Espírito Santo.
            Somos todos chamados a imitarmos o modelo de santidade da família de Nazaré. Os esposos devem se dedicar a observância das virtudes de São José, buscando viver a sua castidade, humildade, mansidão, justiça, desapego, dedicação, e, sobretudo, a sua total disposição em fazer a vontade de Deus. As esposas, por sua vez, devem buscar ser para seus esposos tal como Nossa Senhora para São José, imitando a Sua doçura, o Seu zelo, Sua delicadeza, paciência, amorosidade, diligência, sobretudo o Seu silêncio, que representava o acolhimento perfeito dos planos divinos.
 Se o casal buscar viver de fato cada uma dessas virtudes, conseguirá gerar e educar seus filhos no amor de Deus, orientando-os à santidade, de tal maneira, que nascerão de nossos lares uma nova geração de homens e mulheres... Novos “Josés”, novas “Marias”, novos “meninos Jesus”, e assim, novas famílias sagradas!
Conhecendo as imensuráveis riquezas do Sacramento do Matrimônio, façamos o firme propósito de obedecermos ao chamado de Deus em nossas vidas: a santidade! Como? Sendo fiéis a nossa vocação, fixando os nossos pés na Promessa de Deus para a nossa vida!
Promessa que para nós, casais Discípulos da Mãe de Deus, se traduz em nossa Palavra de Fundação (Cf. 1 Tm 4, 12-16), onde o Senhor nos ordena: “Torna-te modelo para os fiéis! No modo de falar e de viver, na caridade, na fé e na castidade” e nos promete: “Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem!”
Que essa ordem do Senhor se estenda a todos os casais, para que sejam modelo e testemunho para os fiéis na vivência de um matrimônio santo!


Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!

Confira também Entrevista com os nossos fundadores!
BIBLIOGRAFIA

AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Matrimônio. Coleção Sacramentos. São Paulo: Editora Canção Nova, 2007.

______. Sereis uma só carne. Lorena: Cléofas, 2009.

______.Vida Sexual no Casamento. Lorena: Cléofas, 2010.

______. A Virgem Maria – 58 catequeses do Papa João Paulo II sobre Nossa Senhora. Lorena: Cléofas, 2006.

IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.





Pollyanderson Mariano e Maria Cristina

Membros nível II de Aliança, residentes do Condomínio Mãe de Deus e Coordenadores da Missão temporária da Fraternidade em Santa Cruz/RN.






Para citar esse artigo:
Pollyanderson e Maria Cristina - "As Riquezas do Matrimônio"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/08/as-riquezas-do-matrimonio.html
Online, 03/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário