quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Virgindade Divina de Maria



Is 7, 14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’.”



INÍCIO DE DISCUSSÃO


                A Rede Record de Televisão afirma que Jesus teve 4 irmãos carnais, baseada nas seguintes passagens:

§  Mt 13, 55 – “Não é esse o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?”

§  Mc 6, 3 – “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão?”

                Observando isoladamente, nessas passagens pode existir uma fácil dedução de que a afirmação da emissora de tv é convincente e verdadeira.
                Mas tenhamos cuidado, pois não é, de fato, fácil e simples fazer a leitura da Bíblia, compreendendo seus verdadeiros sentidos. O primeiro deles o sentido da FÉ, depois os demais que são o da história, o da revelação, o da relatividade das palavras e o do bom senso.
                Com isso, voltemos às passagens citadas tomando o cuidado de ler a verdadeira situação passada pelos Evangelhos segundo São Mateus e segundo São Marcos.

§  Mt 13, 53-58 – Jesus ensina em Nazaré

                Percebamos que além dos irmãos Tiago, José, Simão e Judas, a passagem também fala de irmãs.
                Então, por que essas irmãs não foram questionadas como irmãs carnais/consangüíneas de Jesus pela emissora de tv?

§  Mc 6, 1-6 – Jesus de Nazaré

                Mc 6, 1 – “Depois, ele partiu dali e foi a sua pátria, seguido de seus discípulos.”
                Entre os discípulos que acompanham Jesus a Nazaré estão Tiago, José, Simão e Judas.

                Percebam que essas passagens nos contam a Boa Nova da vinda do filho de Deus entre os homens, que veio para nos tornar “filhos de Deus”, ou seja, para nos tornar irmãos. Portanto, os Evangelhos têm o significado importantíssimo de nos alimentar a fé e de comunicá-la.
               


TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS
não se tratam de irmãos carnais de Jesus, nascidos dos mesmos pais.
               

                São Mateus em 27, 56 menciona entre as mulheres presente à crucificação de Cristo, Maria, mãe de Tiago e José, esposa de Cléofas e irmã de Maria, a mãe de Jesus, conforme Jo 19, 25. O casal também tinha outro filho de nome Judas, que em sua epístola (Jd 1, 1) se diz irmão de Tiago, que só pode ser esse, filho de Maria e Cléofas, pois o outro Tiago citado na Bíblia era irmão de São João Evangelista, filho de Zebedeu.
                Resta Simão, que em Mt 4, 18-20 é citado assim: “Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: ‘Vinde após mim e vos fareis pescadores de homens’. Na mesma hora, abandonaram suas redes e o seguiam.”.
                Nessa mesma região da Galiléia, Cléofas também era pescador, por isso, segundo o historiador Egesipo, Simão e André provavelmente também são seus filhos.

                Em resumo temos o seguinte quadro comparativo:

JESUS
TIAGO
JOSÉ
SIMÃO
JUDAS
TIAGO
JUDAS
FILHO DE
X






Maria, esposa de José

X
X
X



Maria, esposa de Cléofas e irmã de Maria, mãe de Jesus




X
X

Maria, esposa de Zebedeu






X
Simão Iscariótes


JESUS – Filho da Virgem Maria, esposa de José

                Lc 1, 30-31 – “O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus (...)”

TIAGO, JOSÉ E SIMÃO – Filhos de Maria, esposa de Cléofas e primos de Jesus

                Mt 27, 56 – “Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.”
                Jo 19, 25 – “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe,  a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleófas, e Maria Madalena.”
                Mt 4, 18 – “Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.”

TIAGO E JUDAS – Filhos de Maria e Zebedeu

                Mt 4, 21 – “Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João que estavam com seu pai Zebedeu consertando redes. Chamou-os.”
                Jd 1, 1 – “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.”

JUDAS – O traidor que vendeu Jesus, filho de Simão Iscariotes

                Jo 13, 2 – “Durante a ceia – quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo”



REFLEXÃO


§  Quem são os irmãos e irmãs citados nas passagens que acabamos de ler?

                Mt 12, 46-50 – A mãe e os “irmãos” de Jesus
                Em Mt 12, 49-50, fica claro quem são os verdadeiros irmãos de Jesus: “E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: ‘Eis aqui minha mãe e os meus irmãos. Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’”.


§  Que valores, então, podemos compreender na palavra IRMÃO?

                Na época em que foram escritos e documentados os livros da Bíblia, à palavra irmão reservava-se seis sentidos:

-         Aos nascidos dos mesmos pais
                Esse sentido remete aos irmãos carnais, que nasceram de um mesmo pai e de uma mesma mãe. Ou apenas de um mesmo pai. Ou apenas de uma mesma mãe.
               
-         Aos parentes
                A palavra primo não existe em hebraico nem em aramaico, línguas origem das Sagradas Escrituras. A essa palavra, usava-se irmão.
                No Antigo Testamento, no livro dos Gêneses, podemos encontrar alguns outros exemplos d a palavra irmão usada com os parentes na história dos três grandes patriarcas do povo de Deus (que vem de uma só descendência).

-         Aos pertencentes a uma mesma tribo
                No segundo livro de Samuel vemos claramente, através da história do reinado de Davi, a organização da tribo de Judá e das 12 tribos de Jerusalém.
                II Sm 2, 27-28 – “Joab respondeu: –  ‘Pela vida de Deus! Se nada tivesses dito, esses homens não teriam cessado de perseguir seus irmãos antes de amanhã.’ Joab tocou a trombeta; a tropa cessou de perseguir os israelitas, e o combate terminou”.

-         Aos que pertencem ao mesmo povo
                Temos o exemplo de Moisés e seu povo, os hebreus.
                Ex 2, 11 – “Moisés cresceu. Um dia em que saíra por acaso para ir ter com seus irmãos, foi testemunha de seus duros trabalhos, e viu um egípcio ferindo um hebreu dentre seus irmãos”.
                A Epístola de São Paulo aos romanos (Rm 15, 25-26) nos dá um exemplo do Novo Testamento – “Mas no momento vou a Jerusalém para ajuda dos irmãos. A Macedônia e a Acaia houveram por bem fazer uma coleta para os irmãos de Jerusalém”.

-         Aos de mesma natureza humana (o homem)
                Podemos destacar em Gêneses, a nova humanidade, quando Deus abençoa Noé e seus filhos: Gn 9, 5 “Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem (que matar) o seu irmão, pedirei conta da alma do homem”.
                Em várias outras passagens da Bíblia encontraremos esse sentido da palavra irmão, assim como a exemplo dos Sl 21, 23-24 “Então, anunciarei vosso nome a meus irmãos, e vos louvarei no meio da assembléia. ‘Vós que temeis ao Senhor, louvai-o; vós todos, descendentes de Jacó, aclamai-o; temei-o, todos vós, estirpe de Israel (...)”.

-         Aos renascidos pela mesma fé e pelo batismo, invocando o mesmo Pai
Cl 1, 1-2 – “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos irmãos em Cristo, santos e fiéis de Colossos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai!”.


§  O uso da palavra IRMÃO nos dias de hoje – como está escrito no dicionário (Aurélio – Séc. XXI – Versão 3.0 – Editora Nova Fronteira)

IRMÃO [Do lat. germanu.]

S. m.
 1.    Filho do mesmo pai e da mesma mãe, ou só do mesmo pai (irmão consangüíneo) ou só da mesma mãe (irmão uterino), em relação a outro(s) filho(s).
 2.    Membro de confraria ou de irmandade.
 3.    Correligionário, confrade, camarada.
 4.    Frade ou religioso que não recebe as ordens sacras, embora tenha emitido os votos.
 5.    Membro da maçonaria.
 6.    Frade que não exerce cargos superiores.
 7.    Fig.  Coisa semelhante a outra na forma, disposição, origem, etc.
 8.    Fig.  Um dos componentes de um par (animal, objeto).  
 9.    Gír.  Companheiro; camarada; meu chapa. [Us. em geral no vocativo].
Adj.
10.  Diz-se de objetos que se emparelham, que são semelhantes entre si.


§  Evangélicos protestantes

                Uma outra situação em que encontramos com muita freqüência o uso da palavra irmão, sem que isso signifique irmão consangüíneo, é entre a comunidade evangélica protestante em suas saudações e tratamento.



JESUS NÃO TEM IRMÃOS CARNAIS


                Em nenhum momento da Bíblia encontramos qualquer passagem que afirme que existiu algum irmão carnal de Jesus, seja por parte de José, seja por parte de Maria, muito menos por parte de ambos.
                Os irmãos de Jesus, tinham uma outra mãe, que não Maria Santíssima, e um outro pai, que não José.
                A palavra irmão é muito importante para a Sagrada Escritura, principalmente, após o advento de Cristo. Por isso, diz-se, em várias passagens, de irmãos de Jesus. Mas, não se diz de filhos de Maria, mãe do Salvador.
                Jesus é filho único de Maria. No entanto, a sua maternidade espiritual estende-se a todos os homens, pois Deus enviou seu filho para nos fazer irmãos. Sendo Maria, a mãe de Jesus, tornou-se também nossa mãe.
                Rm 8, 29 – “Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes á imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos”.
                Pois bem, se Maria tivesse algum outro filho, Jesus não a teria confiado a João, seu discípulo amado, filho de Zebedeu para que cuidasse de sua mãe e fosse cumprido o que ainda havia por vir em sua missão.
                Jo 19, 26-27 – “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho.’ Depois disse ao discípulo: ’Eis aí tua mãe.’ E dessa hora e diante o discípulo a levou para casa”.



A ORAÇÃO DA AVE MARIA


                Ao estudarmos a Bíblia, descobrimos nossa visão de muitas vendas, que por vezes nos são colocadas pela nossa fraqueza de fé.
                A oração da Ave Maria está registrada na Bíblia, e quem nos diz são: o Anjo Gabriel, na anunciação; e o Espírito Santo através de Isabel quando a virgem Maria a visita e através da própria Maria Santíssima com o Magnificat.


Lc 1, 28 – “Entrando, o anjo disse-lhe: ’Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’.”

Lc 1, 41-42 – “Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel içou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’.”

Lc 1, 48-49 – “Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,




Bendita sois vos, entre as mulheres,
E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.




Santa Maria, mãe de Deus,
Rogai por nós pecadores,
Agora e na ora de nossa morte. Amém.

                Essa oração no diz daquela que foi predestinada pela graça divina e foi merecedora de tal por sua dedicação e entrega ao Senhor. Diz, pois, daquela que é a mão de Jesus. Cumprindo, Deus, assim, suas promessas feitas outrora em favor de Abraão e sua posteridade, pois foi de sua descendência que veio o Salvador da humanidade pelo perdão dos pecados – ver em II Sl 7, 12-16.



A VIRGEM MARIA


§  Maria, virgem antes do parto

                Mt 1, 24-25 – “Despertando, José fez como o anjo havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus”.

§  Maria, virgem no parto

                Is 7, 14 – “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’.”
                Jo 3, 13 “Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu”.

§  Negar a virgindade imaculada de Maria é blasfemar o Espírito Santo

                Lc 12, 10 – “Todo aquele que tiver falado contra o Filho do homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão”.

§  Maria, consagrada virgem e pura

                II Cor 11, 2 – “Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura”.



EVA E MARIA / ADÃO E JESUS


                A harmonia primitiva da criatura foi destruída, pois o homem, seduzido pelo poder da mentira, desobedeceu a Deus na vã esperança de tornar-se igual a ele. Dessa forma o pecado entrou no mundo (Gn 3, 1-6).
                A serpente mentiu a Eva, que tentou a Adão. E Deus, a eles, serpente, homem e mulher, maldisse.
-         Serpente – Gn 3, 14 – “Então o Senhor Deus disse à serpente: ’Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida’.”
-         Mulher – Gn 3, 16 – “Disse também à mulher: ‘Multiplicarei os sofrimentos de eu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio’.”
-         Homem – Gn 3, 17 – “E disse em seguida ao homem: ‘Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida’.”

                Pelas promessas de Deus a Abraão, de sua descendência viria o Salvador. Assim foi feito, Deus enviou ao mundo o seu Filho Jesus através de Maria e José.
                A virgem Maria, negando o pecado de Eva, resignou-se, entregou-se e obedeceu à vontade do Pai, certa de que nada é impossível para Deus – Lc 1, 38 – “Então, disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo afastou-se dela”.
                Chegada à hora do parto, o Espírito Santo, em mistério, poupou Maria do castigo herdado de Eva e a sua virgindade (sinal de sua fé) manteu-se preservada e divina. Assim, Cristo encarnou num corpo sagrado e manteve sagrado o sinal da entrega de Maria a Deus.
                Maria dedicou sua vida no mundo a ficar ao lado de seu filho e por tamanha dedicação às coisas de Deus, na hora de sua morte, isso não aconteceu. Maria adormeceu e foi assunta ao céu pelo seu Filho.
                Mais um mistério se concretiza com a encarnação de Jesus, que é homem, que é Deus.
                E Jesus veio ao mundo salvar a humanidade negando ao pecado de Adão. Sua missão é cumprida com sua paixão, morte e ressurreição.


FONTES DE PESQUISA


Bíblia Sagrada – 119ª edição – Editora Santa Maria.

Catecismo da Igreja Católica – Edições Loyola, São Paulo, 1999.






Daliane Fernandes Torres Luiz  
(colaboração de José Luiz Neto)






Para citar esse artigo:
Daliane Fernandes - "A Virgindade Divina de Maria"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus 

http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com.br/2013/04/a-virgindade-divina-de-maria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário