terça-feira, 9 de abril de 2013

Os Símbolos da Páscoa


OS OVOS DE PÁSCOA
Na antiguidade, os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presenteá-los aos amigos. Para eles o ovo simbolizava o nascimento. Por isso acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante. Os cristãos primitivos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a Ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e presenteá-los aos amigos. Na Armênia, decoravam ovos vazios com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outros motivos religiosos.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a Ressurreição como início de uma vida nova. O ovo simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar. A este simbolismo recentemente associou-se o chocolate, que representa força e energia. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem apenas, no século XX. 
  
OS COELHOS
A tradição do coelho da páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. No Egito antigo, o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam. Eles também têm haver com a vida e a vida em abundância que Cristo veio trazer (Jo 10, 10). Cristo, para o cristianismo, é essa vida nova inesgotável e abundante.

O FOGO 

No Sábado Santo a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de fogo novo. Os agricultores ainda hoje utilizam o fogo para limpar o terreno destinado ao plantio. Nesse caso o fogo destrói as ervas daninhas e tudo aquilo que prejudica ou impede a plantação. Em grandes incêndios florestais o fogo aparece como uma força destruidora e, às vezes, incontrolável. No simbolismo religioso Cristo é esse fogo que veio limpar o mundo do pecado, da angústia, do ódio, pregando o amor, a esperança e a paz, bem como instaurando o Reino de Deus (Mt 3,11; Mt 13,40; Lc 12,49; Hb 12,29) 

O CÍRIO PASCAL

O Círio Pascal é aquela grande vela decorada, sendo a cruz o desenho central. Aqui novamente o fogo é o elemento principal. Além dos significados anteriormente relatados, o fogo também é usado para iluminar. Quando falta luz em nossa casa, a vela é talvez o recurso mais comum e mais prático.
O círio lembra-nos também a coluna de fogo que precedia o povo hebreu na caminhada, pelo deserto, em busca da Terra Prometida. Ele é símbolo de Cristo Ressuscitado. Eu sou a luz mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8, 12b).
O Círio tem gravada uma cruz. Nas extremidades superior e inferior da haste vertical, estão escritas as letras gregas Alfa e Ômega (simbolizando a eternidade de Cristo, o princípio e o fim de tudo; o ontem e hoje). O tempo é representado pelos algarismos do ano em curso, gravados nos quatro ângulos da cruz. Sobre ela são colocados cinco grãos de incenso, simbolizando as chagas de Jesus.

A ÁGUA

Na celebração da Vigília Pascal, acontece a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Em nossa vida diária, utilizamos esse bem precioso para matar nossa sede, para limpar nosso corpo, fazer comida etc. A água é também alimento principal das plantas e meio de vida dos animais aquáticos. Ela também pode ser sinônimo de destruição, como acontece nas grandes enchentes. Para o cristianismo, Cristo é a verdadeira Água, a Água da Vida que sacia o homem. Quem beber dessa água, jamais terá sede (Jo 4, 14), disse Cristo à samaritana. 

O CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo pascal mais conhecido. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como memória da libertação do povo de Deus da escravidão do Egito. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus imolado para a nossa libertação. É a nova Aliança de Deus realizada por seu Filho com toda a humanidade.
No passado, o sangue de cordeiro sacrificado no Templo, serviu para aspergir as portas dos hebreus, identificando-os e livrando da morte os seus primogênitos, perseguidos por Herodes. Foi o sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus, que nos salvou da morte e do pecado.
João Batista, junto ao Jordão, vê Jesus e aponta-o: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29 e 36). Isaías chama-o de cordeiro levado ao matadouro (Is 53, 7). Também o Apocalipse apresenta Cristo como cordeiro imolado (Ap 5, 12; 13, 8).

AS VESTES BRANCAS

As vestes de Cristo na Transfiguração (Mt 17,2) se tornaram brancas e resplandecentes. Na Ressurreição, Marcos diz que Maria Madalena encontrou no sepulcro um jovem com roupas brancas. Os primeiros cristãos eram batizados com roupas brancas, como acontece ainda hoje com as crianças.
O branco simboliza a pureza, a paz e ao mesmo tempo a plenitude. Em Cristo não há mais espaço para o pecado. Com Ele e por Ele tudo é pureza e brancura.
  
O PEIXE
Na era das perseguições, os Cristãos não podiam citar publicamente o nome do Senhor Jesus. Começaram, então, a recorrer à palavra peixe em grego, pois cada letra corresponde às iniciais da frase: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Em suas casas e roupas, pintavam a figura de um peixe como profissão de fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Jesus, em suas aparições, serve-se de peixe e oferece-o aos Apóstolos. Daí a associação do peixe ao tempo Pascal.
  
O PELICANO
Simboliza o sacrifício de Cristo na Cruz. Conta-se que para alimentar seus filhotes famintos, ele rasga o próprio peito e dá-lhes a sua própria carne. Lembra o gesto de Cristo que oferece sua própria Carne, na espécie do Pão, para alimentar os seus irmãos. Santo Tomás de Aquino chama Cristo de Divino Pelicano. 

O TRIGO E AS UVAS
Apesar de triturado, o trigo não é destruído. Mesmo esmagadas, as uvas não perdem sua força. Pelo contrário, transformam-se em pão e vinho, os dois alimentos mais importantes para a vida dos judeus no tempo de Jesus. Jesus também, como nos diz Isaías (53, 7ss), foi pisoteado e moído, mas continua a ser a força do seu povo. 

O GIRASSOL
O girassol e outras flores amarelas e brancas expressam o ouro da realeza de Cristo e a paz por ele conquistada. O girassol tem significado especial, pois como sua corola se volta para o sol, nós devemos nos voltar para o Cristo Ressuscitado, nossa Luz. 

A CRUZ
Todas as religiões têm seu símbolo visual (hoje se chama logomarca) que identifica seus aspectos ou momentos importantes de sua história ou crença. O cristianismo adotou a cruz, que é símbolo da Paixão e da Páscoa. Já a partir do sec. II, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como sinal visual de sua fé. Pela morte de Cristo fomos resgatados por Deus do pecado e da morte. A cruz mistifica todo o sofrimento de Cristo e sua Ressurreição. Por isso, no Concílio de Nicéia em 325, Constantino, por decreto, declarou a cruz símbolo oficial do cristianismo. 



 





Pe. João Medeiros Filho

 


Para citar esse artigo:
Pe. João Medeiros FIlho
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus | Os Símbolos da Páscoa
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2013/04/os-simbolos-da-pascoa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário