quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A alegria dos filhos de Deus


            Deus cria o homem dotado de liberdade para que por iniciativa própria busque o seu Criador, mas em virtude do pecado original, a desobediência de Adão e Eva e o seu desejo de serem como Deuses, acarretou-nos o pecado original. De modo que a liberdade passa a ser condicionada pela concupiscência, uma tendência de buscar e praticar o mal que na maioria das vezes prevalece em nossas atitudes.
            Segundo o Catecismo da Igreja Católica a liberdade é uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e bondade e alcança a sua perfeição se ordenada para Deus, é também a escolha pelo bem ou mal caracterizada por atos humanos. Se um jovem se droga ou uma mulher que realiza um aborto se submetem a tais atos como utilizar a droga e matar uma criança e vêem nisso uma maneira de exercer sua liberdade, erroneamente e falsamente são livre, a “liberdade” que aprisiona é um tipo de escravidão. Ser livre não é realizar tudo o que se tem vontade, mas procurar agir corretamente e de acordo com a vontade de Deus.
           É necessário discernir a verdadeira da falsa liberdade, que está mascarada em muitos programas de televisão e políticas públicas, consequentemente a falsa liberdade gera uma falsa alegria. Aproxima-se o carnaval (festa da carne) é um tempo propício para retomarmos o tema da liberdade, visto que muitas pessoas vão esquecer o valor desse nome mergulhando nos prazeres, nas orgias, drogas e etc., esquecendo que “é para a liberdade que Cristo nos criou” (cf. Gl 5,1).
       Fomos predestinados por Deus a “participar da liberdade dos filhos de Deus” (cf. Rm 8,21), a verdadeira liberdade consiste em fazer a vontade de Deus, pois fazer tudo o que se tem vontade é libertinagem. Nossas obras devem resplandecer a marca da dignidade de filhos de Deus, resgatados por um alto preço, o precíossitmo sangue de Cristo.
          Houve na terra uma criatura que viveu tal liberdade com exímia perfeição, a Santíssima Mãe de Deus, o seu canto de louvor no Magnificat (cf. Lc 1, 46-55) revela que a verdadeira alegria consiste em obedecer ao Senhor e Nele se alegrar, reconhecendo que é este mesmo Senhor que realiza todas as coisas segundo a sua vontade que é nossa felicidade.
         A Beata Madre Rosa Gattorno recomendava as suas irmãs insistentemente à vivência da alegria, na felicidade e na provação, pois isto era agradável ao Senhor, orientando-as ainda a procurarem glorificar o Senhor em tudo o que se fizesse.
        Sejamos gratos a Deus pelo seu amor que ultrapassa as nossas limitações, e sirvamos a Ele com alegria e na liberdade e amor dos seus filhos. Tendo em mente sempre o exemplo da Virgem Maria que verdadeiramente possuiu um coração grato, livre e pleno de alegria em Deus, e como Ela sirvamos ao Senhor em “santidade e justiça diante Dele” (cf. Lc 1, 75) para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Neste carnaval a Alegria do Senhor seja a nossa força e nosso motivo de diversão!
Nossa Senhora da Alegria, rogai por nós!



Mônica Mariana

Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.







Para citar esse artigo:
Mônica Mariana - "A alegria dos filhos de Deus"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2012/02/alegria-dos-filhos-de-deus.html
Online, 15/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário