quarta-feira, 23 de março de 2011

Encarnação do Verbo Divino: A maior expressão do amor de Deus


“Ela já não existe: é Jesus que é tudo n’Ela. Seria mais fácil separar do Sol a sua luz, que Maria de Jesus. Pelo que se pode chamar a Nosso Senhor, Jesus de Maria, e a Santíssima Virgem, Maria de Jesus”. (TVD art.247)

            A vinda do filho de Deus foi o maior acontecimento na história da salvação, a Santíssima Trindade em seu prodigioso excesso de amor decidiu fazer-se homem para restaurar a humanidade decaída, todas as preparações foram realizadas para este fim da parte do Altíssimo e o povo de Deus ansiava por esta vinda, os patriarcas suplicavam pela vinda do Messias (cf. Is 45,8), porém os gritos, súplicas e sacrifícios não tiveram força suficiente para atrair do seio do Pai a Sabedoria Eterna.
Só Maria Santíssima obteve essa graça, em apenas quatorze anos de vida pelo seu crescimento admirável na graça, sabedoria e fidelidade, provocou admiração não só aos anjos, mas até ao próprio Deus, “suas virtudes particularmente a humildade provocaram n’Ele uma doce violência”. (ASE art.107). A Santíssima Maria foi à habitação querida e predestinada por Deus, quando chegou à hora de realizar a Redenção, a Sabedoria Divina construiu para si uma habitação singular “criou e formou a Divina Maria no seio de Santana”. (ASE art.105)
            O Verbo fez-se carne por nós homens e para a nossa Salvação, para nos reconciliar com Deus que por seu amor enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação dos nossos pecados (cf. 1 Jo 4,10), fazendo-nos assim participantes do seu amor e, por conseguinte para que vivêssemos por Ele (cf.1 Jo 4,9), nosso modelo mais perfeito de santidade, o autor da nova lei do amor fraterno (cf. Jo 15,12).
“A Igreja denomina <<Encarnação>> o fato de o filho de Deus ter assumido uma
natureza humana para realizar nela a salvação”. (CIC art. 461)
            O acontecimento da Encarnação do Filho de Deus foi único, Ele fez-se homem sem, contudo sem perder a divindade, existiram em seu ser as duas naturezas, as quais não se chocavam. Pela encarnação a natureza humana “foi assumida, não aniquilada” (GS 22,2 apud CIC art. 470), por sua vez a natureza humana de Jesus pertence à pessoa divina do Filho de Deus. Ele comunica à sua humanidade seu próprio modo de existir pessoal na Trindade, tanto em sua alma quanto no corpo “Cristo exprime humanamente os modos divinos do agir da Trindade”. (cf. Jo 14, 9-10 apud Catecismo da Igreja Católica art. 470).
            Na vida dos consagrados a Jesus em Maria Santíssima este mistério deve ocupar uma posição privilegiada, tendo em vista ser ele o cerne desta devoção. Ao celebrarmos o mistério da Encarnação do Verbo honramos e imitamos a dependência que Jesus, sendo Deus quis ter a Maria Santíssima, “Jesus habitando e reinando em Maria” (TVD art. 246), “todo em Maria e Maria n’Ele” (TVD art. 247). Este é o primeiro dos mistérios de Cristo o mais oculto e elevado, porém o menos conhecido, através dele o Senhor operou todos os outros grandes mistérios. Fez da sua Mãe Santíssima o “Trono da sua misericórdia, da sua liberalidade e por fim de sua glória a fim de reparar a glória que o pecado havia lhe roubado” (TVD art. 244).
            Maria Santíssima quer nestes últimos tempos estabelecer o seu reinado em nossos corações, desfigurando-nos em suas virtudes, para que plenamente abracemos ao Cristo, ao seu Evangelho e trilhemos a via das bem-aventuranças.
            Sejamos todos de Maria Santíssima, nos consagremos inteiramente ao seu patrocínio, para que melhor sirvamos, amemos e adoremos ao Senhor supremo de nossas vidas, o doce Jesus!
           
Propósito dessa semana:
- Imitar a dependência de Jesus em Maria Santíssima;
- Publicar seus louvores, defender os seus privilégios, fazê-la conhecida e amada;
- Honrar Maria Santíssima na solenidade da Anunciação e Encarnação do Verbo, e ser eco da sua disponibilidade para com as coisas do Alto.

Referências:
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. O amor da Sabedoria Eterna. João Molenvade, MG: Missionários Montfortinos, 1998.

Para citar esse texto:
Mônica Mariana - "Encarnação do Verbo Divino: A maior expressão do amor de Deus"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus 
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/03/encarnacao-do-verbo-divino-maior.html
Online, 23/03/2011 às 19:52h













Mônica Mariana
Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário