terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Magnificat: O perfeito cântico de louvor ao Senhor

            A Virgem Maria na Anunciação havia expressado a sua adesão aos planos divinos, com o Magnificat entoa o mais belo e perfeito cântico de louvor ao Pai pelos grandes feitos realizados Nela. A alegria da experiência pessoal com Deus é algo que Ela não pôde conter em si mesma, mas deveria ser partilhado com os demais.
“O Magnificat é a única oração e a única composição da Ss. Virgem Maria, ou antes, que Jesus compôs Nela, pois Ele falava pela sua boca. Este é o maior sacrifício de louvor que Deus recebeu na lei da graça. Por um lado, é o mais humilde e reconhecido, por outro, o mais sublime e elevado de todos os cânticos. Há nele mistérios tão grandes e escondidos que os anjos ignoram”. (TVD art. 255)
A sua dignidade em fazer-se pequena a elevou a prerrogativa de Perfeita Serva do Senhor, repleta de humildade se despoja de seu querer, esvaziando-se de si mesma e enche-se da graça divina, abrindo mão de seus interesses pessoais, abraça a vontade de Deus. Eis os passos dos verdadeiros discípulos de Cristo e de Maria Santíssima, ressoarem com as próprias vidas as palavras do Magnificat... “A minha alma engrandece o Senhor...”.
A exemplo da Rainha dos Anjos louvemos ao Senhor não somente com os lábios, mas com a alma, sejamos alegres neste serviço e busquemos imitar Nossa Senhora em todas as coisas... “No modo de falar e de viver, na caridade, na fé e na castidade” (cf. I Tim 4, 12-16). Tendo sempre em mente que o verdadeiro louvor brota do coração e que a busca pela santidade requer renúncia, oração e sacrifícios.
A devoção a Nossa Senhora longe de nos afastar do cerne de nossas vidas, Jesus Cristo, insere-nos neste mistério de modo perfeito, visto ser Maria Ss. a criatura perfeita saída das mãos do Altíssimo e que pode nos conduzir seguramente a Ele. Como verdadeiros filhos e devotos desta Mãe Admirável busquemos a maior glória do Senhor Nosso Deus, sendo-lhes agradáveis pela imitação das virtudes de Maria Ss.!
Entoemos aos quatro cantos do mundo as maravilhas operadas pelo Senhor na Ss. Virgem Maria, tomemos posse desta oração no combate as investidas do maligno e façamos de nossas vidas um sacrifício de louvor!


Referências:

AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. A Virgem Maria - 58 catequeses do Papa sobre Nossa Sennhora/ Papa João Paulo II. Lorena: Cleofás, 2006. 6ª ed.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. Anapólis: Serviço de Animação Eucaristica Mariana, 2002.

ERLIN, Luís. Imitação de Maria: O segredo de sermos agraciados por Deus.São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008. 




Mônica Mariana
Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.





Para citar este texto:
Mônica Mariana - "Magnificat: O perfeito cântico de louvor ao Senhor"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus 

http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/02/magnificat-o-perfeito-cantico-de-louvor.html
Online, 01/02/2011 às 23:35h

Nenhum comentário:

Postar um comentário