segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Catecismo da Igreja Católica III




O Catecismo da Igreja Católica, promulgado em 1992, é um compêndio de toda a doutrina católica, tanto em matéria de fé como de moral. Ele é dividido em quatro partes que compõem os pilares da vida da Igreja: Profissão de Fé, Celebração do Mistério Cristão, A vida em Cristo e A Oração Cristã.  Em cada uma delas é explicitado o conteúdo especifico que a comporem: na Primeira parte, tratando da Profissão de Fé, o Catecismo explica o Símbolo da Fé ou Credo. São privilegiados dois Símbolos que a Tradição da Igreja nos legou: o Símbolo Apostólico e o Símbolo Niceno-constantinopolitano; na Segunda parte, expondo a fé celebrada na Liturgia, o Catecismo trata dos sete e de cada um dos Sacramentos; na Terceira parte, o Catecismo apresenta o fim último do homem, explicitando a vida da Fé: são apresentados os Dez Mandamentos de Deus, que continuam valendo para a Nova Aliança; e por fim, na Quarta parte, o Catecismo trata do sentido e da importância da oração na vida dos cristãos, apresentando também um breve comentário à Oração do Senhor, o Pai nosso.
Assim, o Catecismo faz uma exposição orgânica de toda a fé católica. De fato, da Fé crida e entendida pelos fieis se passa à Fé celebrada na Liturgia e de modo especial nos sacramentos. A Fé crida e celebrada deve ser vivida, através do comportamento baseado na Lei de Deus, que encontra no Mandamento do Amor a sua real e verdadeira aplicação. A Fé crida, celebrada e vivida nos introduz no Mistério do Deus vivo e verdadeiro. E o Mistério de Deus, Mistério de nossa fé, nos coloca na relação vital e permanente com Deus, através de Cristo e do Espírito Santo. Essa relação com o Mistério, que percorre toda a nossa vida, se materializa na oração.
Na Primeira parte o Catecismo trata do Símbolo da Fé, comentando cada artigo do Credo. Mas, antes de explicar o Credo, o Catecismo trata da Revelação divina, o dogma cristão por excelência: Deus se dirige e se dá ao homem. À Revelação de Deus o homem responde pela fé. Já no primeiro capítulo na primeira secção o Catecismo dá a definição fundamental sobre o homem, o que possibilita o homem ter fé: “o homem é ‘capaz’ de Deus”, é um ser religioso, feito para viver em comunhão com Deus. Para que isso aconteça Deus vem ao encontro do homem (capitulo 2). É a Revelação. Por amor, Deus se revelou e se deu ao homem. A fé é a submissão completa da inteligência e da vontade do homem a Deus (capítulo 3).




Pe. Paulo Henrique

Capelão do Instituto Maria Auxiliadora (Natal), Diretor de estudos do Seminário de São Pedro e Professor de Teologia da FAHS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário