terça-feira, 2 de outubro de 2012

Catecismo da Igreja Católica II




Depois que foi promulgada a Constituição apostólica Fidei depositum do Beato João Paulo II, em 1992, que autorizava a publicação do Catecismo, foi publicada a edição em língua francesa. Segundo o então Prefeito da Congregação para a doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger (hoje, Papa Bento XVI), “a edição típica deve ser a definitiva, não mais submetida a mudanças: eis porque se preferiu publicar o Catecismo, antes em uma língua moderna, reservando-se a possibilidade de realizar mudanças no texto” (Discurso de apresentação da edição típica do Catecismo da Igreja Católica, 9 de setembro de 1997). Após a publicação do Catecismo em língua francesa foram feitas as várias traduções e publicadas em vários países. Aqui no Brasil a edição do Catecismo veio com uma nota: “Esta tradução foi feita a partir da edição francesa... Ao tornar-se oficial a edição latina, os Editores brasileiros se prontificam a rever a presente edição”.
Em 1997, com a Carta apostólica Laetamur magnopere, o Papa João Paulo II aprovava e promulgava a edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica. Para o Papa João Paulo II, com a publicação da edição típica, “conclui-se, portanto o caminho de elaboração do Catecismo, iniciado em 1986, e foi levado a feliz termo o auspício da  Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos de 1985”. Como haviam prometido, todas as casas editoras refizeram suas edições e publicaram o Catecismo de acordo com a edição típica latina, que se tornou a edição oficial.
Com a publicação do Catecismo, a Igreja Católica entregava um precioso instrumento para a formação da fé dos católicos, de acordo com as inspirações do Concílio Vaticano II. O último Catecismo oficial da Igreja era o Catecismo Romano, elaborado a partir do Concilio de Trento (1545-1563). Em 1905 o Papa São Pio X publicou o chamado Catecismo maior. Esse Catecismo servia como um resumo do Catecismo Romano.
Após a publicação da edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II, em 2003, encarregou o então Cardeal Joseph Ratzinger de preparar um compêndio do Catecismo. O Compêndio foi aprovado e publicado pelo Papa Bento XVI, em 2005. O Compêndio é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica, como afirma o Papa no Motu proprio com o qual aprovava e publicava o Compêndio. Para a edição do Compêndio foi utilizado um antigo gênero literário da catequese, a forma dialogada em perguntas e respostas.



Pe. Paulo Henrique da Silva

Capelão do Instituto Maria Auxiliadora (Natal), Diretor de estudos do Seminário de São Pedro e Professor de Teologia da FAHS.

Um comentário:

  1. ORAÇÃO PARA CONSEGUIR ALGO DIFICIL
    FAÇA UM PEDIDO ANTES DE LER!!! QUE HOJE HAJA PAZ DENTRO DE MIM, QUE EU POSSA CONFIAR NO PODER MAIS ALTO QUE É DEUS, POIS ESTOU EXATEMENTE ONDE DEVO ESTAR.QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS!!!NOSSO PAI QUE EU NÃOE ESQUEÇA AS POSSIBILIDADES INFINITAS QUE NASCEM DA FÉ, QUE EU POSSA USAR ESTAS BENÇÃOS QUE SÃO DADAS, QUE EU POSSA ME SENTIR SATISFEITO SABENDO QUE SOU FILHO DE DEUS, E , PERMITA-ME SENHOR QUE SUA PRESENÇA SE ESTABLEÇA EM MEUS GESTOS DE FÉ A MINHA ALMA A LIBERDADE PARA CANTAR E DANÇAS E SE AQUEÇAM NA LUZ QUE ESTÁ AQUI PARA TODOS NÓS!!! AMÉM!!!
    ENVIE ESTE TEXTO PARA 7 ALTARES DE IGREJA, OU NA INTERNET PARA SETE COMUNIDADES CATÓLICAS E VEJA O QUE ACONTECERÁ EM 1(UMA) HORA.

    ResponderExcluir