quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Marianos e Eucarísticos por essência!



Vocação
Palavra latina “Vocare”: Chamar
O cerne de uma vocação inicia no Chamado que Deus faz pessoalmente a cada um de nós, desejando revelar ao homem a primeira finalidade para o qual o criou. Se há um chamado obviamente deve haver uma resposta, nisso se fundamenta o segundo passo para abraçar uma vocação a minha resposta ao chamado de Deus, a minha liberdade vai de encontro à liberdade absoluta de Deus que chama.

Carisma
A palavra Carisma significa Graça, um Carisma é uma coisa nova para a Igreja, um dom de Deus que traz em si uma graça particular para quem vive e para quem recebe. É também uma manifestação de Jesus Cristo de uma maneira específica na Igreja em resposta aos desafios de hoje da Igreja e do mundo.
É transmissível aos outros, pois Deus coloca em outras pessoas a identificação, é uma graça maior que o fundador, uma novidade que ultrapassa sua humanidade, seu entendimento e sua capacidade humana, uma nova forma de vida.
            Os carismas surgem em atenção às necessidades da Igreja e da humanidade, são sempre suscitados pelo Espírito Santo e aglutinam as pessoas que se identificam com o mesmo, pois estas têm algo em comum. A palavra fundante é a carta magna de um Carisma, pois delimita e orienta aqueles que o possuem.
            No contexto das Novas Comunidades os leigos são chamados a uma vida consagrada alimentados por um só carisma, mais cada um no estado de vida que Deus lhe chamou. Estes são chamados a construir juntos a unidade, a comunhão e a família de Deus, pois além de possuírem uma vocação a salvação, a santidade e ao amor são destinados a cumprir uma missão em favor dos demais.
            A vocação possui um carisma específico para transformar uma realidade! A vocação Discípulos da Mãe de Deus tem a missão de anunciar e imitar a Virgem Santíssima como meio infalível de se conformar a Cristo, em atenção a sua segunda vinda na perspectiva beatífica.
            Cada homem e cada mulher foram pensados no plano de Deus com uma missão específica a ser desempenhada mediante a descoberta da sua vocação própria, no estado de vida designado por aquele que os criou.
            Assim para abraçar a uma vocação é necessário refletir também sobre a maneira de viver esse chamado, conhecer os Estados de vida pode inquietar muito, como também ajudar. O Matrimônio é o “sacramento da íntima comunhão de vida e do amor entre si” (CIC 337) quem tem o chamado a esse estado de vida deseja viver uma doação múltipla ao cônjuge e a sua família, Quem é chamado ao Celibato preferiu não casar-se para se ocupar unicamente com as coisas do Senhor, renunciando ao Matrimônio por amor do reino dos céus, e o Sacerdócio também vivendo o Celibato, participam na vida de Cristo, como Ministros do Senhor, separados do mundo para o serviço da Igreja.
            O Discípulo da Mãe de Deus pode já ser definido pelo nome discípulo, seguidor, imitador é aquele que se vê na figura de João o “Discípulo Amado” que levou Nossa Senhora para casa, nessa relação é importante destacar quatro pontos para que seja vivida de forma efetiva e madura, e chegue a dar frutos: Tomar a Virgem Maria por modelo, não devemos fazer nada que Ela não faria, Imitá-la em nosso cotidiano na maneira de “falar, de viver, na caridade, na fé e na castidade, Segui-la uma vez que ela é a nossa Mestra, esse seguimento passa pela via de suas virtudes imaculadas e a total entrega de si mesmo a Ela na forma da Escravidão de Amor.
            O verdadeiro filho de Nossa Senhora ama apaixonadamente o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, uma vez que nos recordamos que a nossa Mãezinha foi o primeiro Sacrário e soube dar a Jesus a maior adoração e reverência, como filhos, servos e escravos não podemos negligenciar o mistério central da nossa Fé e Vocação. Em nossas regras de vida somos convidados a viver uma verdadeira Jornada Eucarística pela participação diária da Santa Missa (de acordo com as possibilidades) para que esse amor seja fomentado mais e mais em nossos corações.  Como nos lembra São Bernardo de Claraval: “A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores, os do céu e os da terra”. E como resposta a esse imenso amor, em atenção às palavras de Cristo somos chamados também a vivenciar o perdão, que deve ser vivido em nossa Fraternidade sem nenhum respeito humano ou milindres, pois a principal característica do Discípulo da Mãe de Deus é a vida em Comunidade, nosso primeiro chamado, suportando uns aos outros e crescendo em meio às diferenças.
          A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus é uma nova comunidade da Arquidiocese de Natal, fundada em 01/01/2004 pelo casal César e Mara Carvalho, tendo como Carisma “Fazer a Virgem Santíssima mais conhecida e amada em preparação à segunda vinda gloriosa de Jesus”.

Significado do Nome:
Fraternidade: Chamado a uma vida de fraternidade, como irmãos;
Discípulos: São aqueles que seguem o modelo;
Mãe de Deus: Dogma da Igreja.
            Para ser Discípulo antes devemos ser Fraternos, ter gosto e zelo pela vida em comunidade constitui a nossa vocação, a partilha de dons e experiências na busca do mesmo ideal constitui um forte alicerce, visto que nosso chamado não abarca a individualidade e sim a unidade. Cada um tem algo a oferecer ou partilhar, pois “há diversidade de dons, mas um só Espírito” (I Cor 12,4), nessa diversidade nos fazemos um em Deus e em Maria Ss., que plenifica, embeleza e aperfeiçoa tudo o que temos e somos e nos faz ser dom para o outro, numa sadia convivência.
            Discípulos, seguidores e imitadores da Sempre Virgem Maria em tudo devemos nos portar a seu modo, e conforme a sua orientação “Fazei tudo o que Ele vos disser”, para uma melhor adaptação ao Carisma é necessário o compromisso e a abertura do coração ao que nos é solicitado: Quanto ao chamado – À vivência da Palavra Fundante (I Tim 4,12-16) e ao Carisma – Fazer Maria Santíssima mais conhecida e amada, divulgando a Escravidão de Amor, o Escapulário do Carmo e o Projeto de Adoção Espiritual do Clero.
            À escuta e meditação atenta da Palavra de Deus nos é uma fonte incalculável, todo Discípulo deve buscar uma intimidade com a Bíblia ao ponto que o Evangelho enraíze e cresça no seu coração, sem esquecer o Tratado da Verdadeira Devoção obra de grande valor para o crescimento na Espiritualidade.
            A Fraternidade abrange ainda três dimensões: Acolhimento – acolher os filhos da Virgem Maria e nutri-los na vivência da Escravidão de Amor, Vivência – as pessoas que foram tocadas não só pelo ato de se consagrar, mas também pelo carisma e o Resgate – os membros seguros de sua vocação saem a percorrer os lugares pessoalmente ou pela internet na busca dos consagrados, auxiliando-os em suas diversas necessidades.

Venha fazer parte desta família!

Referências:
Regras de Vida, Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus.



Mônica Mariana

Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.





Para citar esse artigo:
Mônica Mariana
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus | MARIANOS E EUCARÍSTICOS
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com.br/2012/08/marianos-e-eucaristicos-por-essencia.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário