quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Maria Santíssima na Sagrada Escritura



Grandes e numerosas são as glórias da Virgem Maria, que devemos propagar e cantar os seus louvores conforme o nosso carisma fazer Maria Santíssima mais conhecida e mais amada, preparando a segunda vinda gloriosa de Jesus!
O Papa Paulo VI na sua Encíclica Marialis Cultus nos diz que devemos venerar a Mãe de Deus a partir do que a Sagrada Escritura revela a seu respeito, ou seja, devemos ter fundamentação bíblica e esse mesmo pensamento é reiterado por todos os seus sucessores.
Temos, portanto a obrigação de enquanto consagrados a Ela, compreender e ver na Sagrada Escritura, que é a Revelação Escrita, o que Deus nos diz a respeito da “Mais bela e sublime das suas criaturas”, como se refere nosso Baluarte São Luís Maria G. Montfort.
Muitos estudiosos da Sagrada Escritura, afirmam que o tema Mariano está escondido sob três modos no Antigo Testamento: Preparação Moral, Preparação Tipológica e Preparação Profética;                       
Preparação Moral: indica que como a humanidade estava corrompida pelo pecado, Deus escolhe uma linhagem de fé e santidade para que o seu Filho pudesse nascer da humanidade.
Preparação Tipológica: mostra uma linhagem figurada, pois ao vermos as figuras de Sara, Judite, Isabel, a própria Sant’Ana, algumas favorecidas com gestação milagrosa no Antigo Testamento, fazem parte dos ancestrais do Messias que era tão esperado. Nossa Senhora aparece prefigurada em (Sof 3, 14-17) “Filha de Sião”, o lugar da residência de Javé. Ela está também na Nova Arca da Aliança (pois dentro da Arca era depositada a Lei, que vai trazer dentro de si a Lei definitiva, a Revelação de Deus que é o próprio Filho Jesus).
Preparação Profética: faz ver como os Profetas anunciaram e o povo de Deus esperava. Entretanto, o próprio Deus quis servir-se de Maria Santíssima para que o seu Plano de Salvação da humanidade fosse realizado (TVD).
Então vejamos algumas passagens bíblicas do Antigo Testamento, que faz referência a Ela como a escolhida entre todas as criaturas:
Gn 3,15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
Ct 4,7: “És toda formosa, ó minha amada e não há mancha em ti”.
Jr 31, 22b: “Pois o Senhor criou uma coisa Nova na terra. Uma mulher protege a um varão”.
Is 7,14: “Portanto, o Senhor mesmo dará um sinal, eis que uma Virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel”.
Miq 5,1-4: “Mas tu, Belém Efrata, pequena entre as aldeias de Judá, de ti é que sairá para mim aquele que há de reinar em Israel... E Ele permanecerá e apascentará o povo na força do Senhor... E Ele próprio será a Paz”.
Ez 44,2: “Javé me disse: “Este pórtico ficará fechado. Não será aberto, e ninguém entrará, porque por ele entrou Javé o Deus de Israel. Por isso permanecerá fechado”.
Já no Novo Testamento, temos muitas passagens das suas glórias, que conhecemos e estão muito claras.
Lc 1,26-38: “Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus... A Virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo “... Não tenhas medo Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás a luz um filho. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu Pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim “... “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a tua sombra”... Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Lc 2,41-45: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria... Com voz forte ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?... Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
Lc 2,45-55: Cântico de Maria “O Magnificat”
 Jo 19,26-27: “Jesus, ao ver a sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse a sua mãe: “Mulher eis o teu filho!”Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!”A partir daquela hora, o discípulo a acolheu em sua casa”.
At 1,12-14: “Então os apóstolos deixaram o Monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém... Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Thiago e André,... Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres entre elas, Maria a mãe de Jesus”.
Ap 12,1: “Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”.
Portanto, mostremos a todo o mundo, que a Espiritualidade da Virgem Maria consiste numa total intimidade com Jesus:
Biológica: por ser mãe (sangue do seu sangue);
Afetiva: porque Jesus foi seu supremo e absoluto amor desde toda a Eternidade;
Apostólica: porque unida a Obra da Salvação, intercede por toda a humanidade
                 Pois Ela é real e presente na Sagrada Escritura. Que possamos com convicção apresentar a todos a Nossa Mãe amada, que conforme está em (1 Jo 5,1) “Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que o gerou, ama também Aquele que por Este foi gerado”.



Maria de Fátima Delgado

Membro nível III de Aliança, casada e membro do Conselho Geral da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus.

Para citar esse artigo:
Maria de Fátima Delgado - "Maria Santíssima na Sagrada Escritura"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
Online, 01/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário