quinta-feira, 9 de junho de 2011

Virtudes de Nossa Senhora: Parte III




Mortificação Universal
 “O caminho da perfeição passa pela Cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual”. (2Tm 4 apud CIC 2015)

Mortificar-se significa morrer para si, para as inclinações e tendências ao mal e tudo aquilo que vá contra ao desígnio divino, que é a caridade. O homem após a concepção do pecado, pela desobediência dos nossos primeiros herdou essa propensão ao mal e suas conseqüências. Mas o devoto da Virgem Maria é atraído à reconciliação com Deus de uma forma eminente: “A devoção à Santíssima Virgem Maria nos conduz ao aniquilamento do próprio eu”. (TVD 82).
Aniquilar significa “reduzir a nada, destruir inteiramente” (PRIBERAM, 2011). Eis o segredo de graça, encontrar nesse aniquilamento o meio de chegar à conformidade com Jesus. Para tanto é necessário conhecer-se à luz do Espírito Santo, e contemplar as grandezas inefáveis da Grande Mãe de Deus, só entrando nessa Bela Fôrma conseguiremos viver a mortificação dos sentidos e do espírito.
Viver a mortificação é desejar participar dos sofrimentos de Cristo e triunfar com Ele sobre a serpente infernal!
Como colocar em prática a vivência?
Abandonar a vida do pecado, das vaidades, dos vícios e renunciar a toda atitude que diverge daquilo que Jesus nos ensinou: “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mc 8,34)
Não há como servir a dois senhores! Decida-se pelo caminho de Cristo, apoiando-se na âncora firme, a Virgem Maria que nos firma nesse caminho Imaculado, mesmo que venham as tempestades.
Deve-se viver a mortificação para aniquilar o amor ao prazer, que ocasionalmente nos leva ao pecado, é renunciar a algo por um bem maior!
O que os santos nos ensinam a respeito da Mortificação Universal?
“Não procuramos a alegria se não em Jesus e fugimos de toda a glória que não seja aquela da cruz” (Santa Catarina de Sena)

Paciência Heróica
“Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna. A Tradição da Igreja enumera doze: “caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade”. (Gl 5, 22-23 apud CIC 1832)

A paciência antes de tudo é um fruto do Espírito Santo! Tal virtude circunda a vida do cristão, é necessário esperar para alcançar aquilo que é a vontade de Deus.
Quando olhamos para Nossa Senhora logo constatamos que a sua paciência foi extraordinária, Ela em tudo soube esperar e confiar na Providência Divina. Não seria isso a chave para viver a Paciência?
Confiar e Esperar! Palavras chaves para o nosso crescimento espiritual, contudo não significa dizer que se deva permanecer em estado inercial, esperando pela ação da mão poderosa de Deus. A decisão pela santidade é uma urgência. Ou santos ou nada!
Como colocar em prática a vivência?
Empregue-a em situações do seu cotidiano, filas de banco, trato com os filhos e cônjuges, e particularmente nas situações que somos tentados a faltar com a caridade para com o nosso próximo.
O que os santos nos ensinam a respeito da Paciência Heróica?
"Nada te amedronte. Tudo passa a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta." (Santa Teresa D´Avila)

Doçura Angélica  e Sabedoria Divina
“A sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se”. (CIC 2500)

            O sábio é aquele que “age com sensatez e prudência”. (PRIBERAM, 2011), visando nesse proceder a glória divina. A sabedoria divina deve nortear o nosso modo de falar, de viver, ser, agir e pensar. Podemos estar inseridos no mundo, mas não devemos agir como ele nos impele.
            A doçura é a chave do coração do meu próximo, através dela podemos exortar, formar e corrigir sem causar atritos ou constrangimentos na pessoa, contudo sem magoá-la, denunciar mas não ferir.

Como colocar em prática a vivência?
Pedindo ao Espírito Santo que lhe oriente e instrua no momento em que for necessário tomar alguma atitude, especialmente se a sua fé estiver em questão.
Suplicar a Ss. Senhora que nos conceda a sua docilidade no trato com os meus irmãos e sobretudo ao Espírito Santo.

O que os santos nos ensinam a respeito da Doçura Angélica e da Sabedoria?
“Seja muito radical nos princípios, mas misericordiosos na aplicação deles”. (Dom Manoel Pestana)

Referências:
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
CARVALHO, César Augusto Saraiva de; CARVALHO, Mara Lúcia Figueiredo Vieira de. CONSAGRA-TE! Espiritualidade Mariana na Vida dos Santos. Natal: Mater Dei Gráfica e Editora, 2010.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002
PRIBERAM Dicionário da Língua Portuguesa Online. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx>. Acesso em: junho de 2011

Para citar esse artigo:
Mônica Mariana - "Virtudes de Nossa Senhora: Parte III"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/06/virtudes-de-nossa-senhora-parte-iii.html
Online, 09/06/11






Mônica Mariana
Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.

Um comentário:

  1. excelente matéria, mim ajudou muito a intender a questão da Mortificação, pois estou estudando o Tratado e tenho a sede de me aprofundar mais e mais. Obrigado por sua ajuda. Salve Maria!!

    ResponderExcluir