domingo, 22 de maio de 2011

Virtudes de Nossa Senhora: Parte II


Contínua Oração
“A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes”. (S. João Damasceno apud CIC 2559)

A oração é o encontro entre Deus e os homens, que brota do mais íntimo do homem, do coração. Se ele (o coração) está longe de Deus, “a expressão da oração é vã”. (CIC 2562). No coração é que está presente a inquietude e aflição humana impostas pelo mundo, à oração caindo sobre essa terra, assemelha-se a um bálsamo que sara as feridas mais profundas do ser.
Se não estamos firmes na vida de oração, facilmente somos vencidos pela tentação!
Como colocar em prática a vivência?
Reconhecer a necessidade da intimidade e do diálogo com o Senhor, através da oração. A nossa Igreja oferece aos fiéis diversas maneiras de alimentar a vida de oração, através dos diversos ritos que nela existem: Sagrada Escritura, Liturgia das Horas, orações da manhã, noite e etc.
O que os santos nos ensinam a respeito da Contínua Oração?
“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
“Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna”. (Santo Afonso Maria de Ligório)
Ardente Caridade
“A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor a Deus”. (CIC 1822)

A caridade foi o novo mandamento instituído por Jesus. Ele comeu com os pecadores, cobradores de impostos, os mais rejeitados pela sociedade, para nos ensinar que o Amor é a maior escola de formação que já existiu. Ao contemplar sua face doce e amorosa, não houve alternativa para as suas almas se não renderem-se ao seu infinito amor.
O amor gera frutos incontáveis! Na cruz Ele se deu num ápice de amor, perdoou os nossos pecados, fez a vontade do Pai até o fim e deu-nos a sua Mãe, por herança.

Como colocar em prática a vivência?
            Contemplar o Cristo que se apresenta a nós no nosso próximo, sobretudo nos mais pobres, especialmente pobres de amor.
O que os santos nos ensinam a respeito da Ardente Caridade?
"A caridade é como o andar do espírito. Se tens dois pés, não coxeies. Ama a Deus e ama a teu próximo." (Santo Agostinho)
"O amor por Mim e pelo próximo são uma só coisa". (Santa Catarina de Sena)
"A medida do amor é amar sem medida." (Santo Agostinho)

Pureza Divina
“O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”. (CIC 2345)

A pureza foi a virtude que envolveu a Virgem Maria de forma sobrenatural desde o momento de sua concepção, todavia a sua vida foi orientada para a sua vocação, ser a Mãe de Deus e por isto a sua pureza compreendia não somente o aspecto físico, como também o moral e o espiritual.
Lembremo-nos que “a pureza exige o pudor” (CIC 2521), para preservar o corpo da concupiscência guardemos a alma e os sentidos das coisas que possam instigá-los a corrupção. O pudor ou o resguardar-se está ordenado a castidade, orienta os sentidos a “conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união”. (CIC 2521)
Como colocar em prática a vivência?
Através da vivência sadia com as criaturas, prezar pela prática dos frutos do Espírito Santo e pela oração resistir às obras da Carne.
O que os santos nos ensinam a respeito da Pureza Divina?
“Ó santa pureza, és o templo do Espírito Santo, a vida dos Anjos e a coroa dos Santos”. (Santo Atanásio)
“A pureza nos eleva até o céu e nos faz deixar a terra”. (Santo Ambrósio)
“A virtude da pureza nos põe entre os anjos, que parece mesmo elevar-se por sobre eles”. (São João Maria Vianney)


Referências:
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.

CARVALHO, César Augusto Saraiva de; CARVALHO, Mara Lúcia Figueirêdo Vieira de. CONSAGRA-TE! Espiritualidade Mariana na Vida dos Santos. Natal: Mater Dei Gráfica e Editora, 2010.


Para citar esse artigo:
Mônica Mariana - "Virtudes de Nossa Senhora: Parte II"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/05/virtudes-de-nossa-senhora-parte-ii.html
Online, 22/05/2011









Mônica Mariana
Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário