domingo, 22 de maio de 2011

Virtudes de Nossa Senhora: Parte I

Maio, mês consagrado a Virgem Maria!
Especial de Formação: Virtudes de Nossa Senhora
“A devoção a Virgem Maria é mais ainda necessária aqueles que são chamados a uma perfeição particular”. (São Luís Maria de Montfort)

Profunda Humildade
“O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito busca o Reino dos Céus”. (Santo Agostinho)

            Ser humilde é sobretudo reconhecer que tudo o que possui provém da bondade infinita de Deus, é reconhecer-se enquanto criatura que prima pela vontade do Criador.
            Encontramos no <<Magnificat>> a síntese desse reconhecimento no Poder do Alto, a Virgem exclama: “O Todo Poderoso fez em mim maravilhas”. (Lc 1, 49).

Como colocar em prática a vivência?
            Para viver a Humildade de Nossa Senhora é necessário eliminar os venenos do orgulho, das vaidades e ambições. Num gesto concreto, viver a simplicidade desta Boa Mãe em toda a sua conduta.

O que os santos nos ensinam a respeito da Profunda Humildade?
“Sê da Imaculada, para que a tua consciência se faça cada dia ainda mais pura, Imaculada, tal como Ela é de Jesus, chegando a ser sua Mãe e conquistadora de corações para Ele”.
(São Maximiliano Maria Kolbe)

“Em meu coração arda sempre o fogo da vossa piedade e acenda-se para desejar para desejar o mais justo, o mais puro e a mais perfeita das virtudes”. (Frei Galvão, Escritos espirituais apud Consagra-te 2010).

Fé Viva
“A fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela”. (CIC 166)

“A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da fé” (CIC 148), em virtude de sua fé é que todas as gerações a proclamam bem-aventurada, e por isso que a Igreja em Maria Santíssima contempla a mais pura fé.
Alguns teólogos defendem o fato de Jesus não ter aparecido Ressuscitado, primeiramente a sua Mãe Santíssima pelo fato Dela possuir tamanha fé, e não ter a necessidade de um sinal visível da vitória do seu Filho sobre o Mal. Podemos meditar essa hipótese enquanto exercício espiritual, tendo em vista a definição da Santa Igreja Católica, que testifica a aparição primeira a Maria Madalena.

Como colocar em prática a vivência da Fé Viva?
            Fé é crer sem medidas, “acreditar sem ver”, tudo esperar, pôr a confiança plenamente no Senhor e na sua graça.
            Nossa Senhora é aclamada sob o título de “Peregrina na Fé”, aquela que em nenhum momento de sua vida foi movida por seus próprios sentimentos e sim pela mais pura e bela fé no Senhor. Para vivenciar a sua Fé Viva é preciso sair do comodismo, da vida de murmuração... E por os olhos somente no Senhor! Para este fim devemos nos filiar a Virgem Santa, para que Ela nos faça enxergar a luz do Espírito Santo nossas mínimas comodidades que não agradam a Deus, e como uma Boa Mãe  nos apontar o caminho, para que ergamos o olhar para o Alto.

O que os santos nos ensinam a respeito da fé?
“A fé da Virgem Maria foi a maior que já houve na Terra, maior que a de todos os patriarcas, profetas, apóstolos e todos os santos”. (São Luís Maria Montfort)

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva o resto”. (Santo Agostinho)

Obediência Cega
“Vale mais a obediência que os maiores sacrifícios”. (Sm 15, 12b)

            Obedecer aos superiores é sinal de humildade e de amor aos projetos de Deus, tendo em vista que aqueles a quem o Senhor confia o pastoreio de algum grupo ou comunidade são por assim dizer a sua personificação em nosso meio, mesmo em meio à miséria humana, a graça de Deus é a força latente que sobressai o pecado.
            A Virgem Maria pela sua obediência vence o inimigo de Deus por sua humildade perfeita, mas acima de tudo porque em tudo quis fazer a vontade do Pai, disse Sim a Ele em todas as coisas.

Como colocar em prática a vivência da Obediência Cega?
            Deixando que sua vida seja impregnada pelas palavras da Mãe de Deus “Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra”. (Lc 1, 38). Reconhecer que enquanto batizados devemos estar a serviço da Igreja, e se vivemos em comunidade, mesmo numa realidade paroquial, deve-se ver na pessoa do coordenador a manifestação divina.

O que os santos nos ensinam a respeito da obediência?
“Cada um de nós tem suas próprias opiniões e isso não se opõe à virtude. O que se opõe a virtude é o apego que temos às nossas opiniões”. (São Francisco de Sales)

“Qual é o meio mais seguro para saber e aceitar em nossas ações o que Deus quer de nós? Não há meio mais seguro e mais certo do que obedecer aos nossos superiores e diretores”. (Santo Afonso Maria de Ligório)

Referências:

IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.

CARVALHO, César Augusto Saraiva de; CARVALHO, Mara Lúcia Figueirêdo Vieira de. CONSAGRA-TE! Espiritualidade Mariana na Vida dos Santos. Natal: Mater Dei Gráfica e Editora, 2010.


Para citar esse artigo:
Mônica Mariana - "Virtudes de Nossa Senhora: Parte I"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus
http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/05/virtudes-de-nossa-senhora-parte-i_12.html
Online, 10/05/2011









Mônica Mariana
Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário