quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Catecismo da Igreja Católica (IV)




 
O Catecismo da Igreja Católica, após apresentar a explanação sobre a Revelação divina, contida nas Sagradas Escrituras, que trazem a história da relação de Deus com o homem, através das Alianças com Noé, Abraão, Moises e, finalmente, com o envio de Jesus Cristo, Palavra definitiva do Pai e o envio do Espírito Santo, que garante a interpretação da Escritura, na Igreja, constituindo a Tradição, caracterizam a fé como graça, como ato humano, sua relação com a inteligência, definindo-a como fides quaerens intellectum (a fé procura compreender). Após essa explanação que constitui a primeira seção da Primeira Parte, o Catecismo traz uma longa explicação da Profissão de Fé.  Elas são sínteses da fé da Igreja, formulas breves e normativas para todos, e que também são chamadas de “Símbolos”., que significa coletânea, coleção ou sumario. O “Símbolo da fé” é a coletânea das principais verdades da fé.  Daí o fato de ele servir como ponto de referencias primeiro e fundamental da catequese. Conhecemos, de modo especial, dois Símbolos ou Profissão de Fé: o Símbolo apostólico e o Símbolo niceno-constantinopolitano. O símbolo apostólico, assim chamado por ser, com razão considerado o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. O Símbolo, denominado Niceno-constantinopolitano, tem sua grande autoridade no fato de ter resultados dos dois primeiros Concílios ecumênicos (Nicéia, em 325 e Constantinopla, em 381). As Profissões de Fé também se chamam “Credo”, em razão da primeira palavra com que normalmente começam: “Creio em Deus...”. A primeira ocasião em que nos encontramos com a Profissão de fé é no Batismo. Por isso, o “Símbolo da fé” é chamado de símbolo batismal. Na catequese de inspiração catecumenal , no percurso de formação dos cristãos há um momento chamado “entrega do símbolo” (Tradditio symboli), celebrado antes do dia do Batismo. A Profissão de fé está dividida em três partes: primeiro, fala-se da primeira Pessoa divina e da obra admirável da criação; em seguida, da segunda Pessoa divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente, da terceira Pessoa divina, fonte e princípio de nossa santificação. É o mistério da Santíssima Trindade, fonte de todos os mistérios da fé. Toda a história da salvação não é senão a historia da vida e dos meios pelos quais o Deus vivo e verdadeiro, Pai e Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado. De fato, tudo parte da Trindade e volta à Trindade: criação em Cristo, promessa de reconciliação e perdão, por causa do pecado, aliança, envio dos profetas, Encarnação de Jesus Cristo, envio do Espírito Santo, formação da Igreja tudo é ação da Trindade que conduz à plenitude de vida, na glória da visão de Deus face a face. 



Pe. Paulo Henrique da Silva
 
Capelão do Instituto Maria Auxiliadora (Natal), Diretor de estudos do Seminário de São Pedro e Professor de Teologia da FAHS.

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